Como Criar Um Espaço De Fuga

Muitos de nós temos um lugar especial em casa que nos ajuda a recarregar nossas baterias. Pode ser uma cadeira favorita, um canto silencioso para descanso ou simplesmente debaixo das cobertas na cama. Mas, para as crianças no espectro autista ou que apresentam problemas de processamento sensorial, encontrar este tipo de “santuário” pode ser desafiador.

Crianças com TEA geralmente possuem neurônios extras em seu cérebro, que as deixam elétricas e antenados o tempo todo, assim, parecem nunca desligar. Os cinco sentidos ficam ativos, captando tudo, e às vezes elas não conseguem identificar o que é prioridade para o momento. Atentas a todas as informações ao mesmo tempo, as crianças com TEA absorvem tudo, ou seja, é casual que por vezes precisam se isolar para recarregar suas baterias.

Hoje vamos dar uma dica do uso de tenda, ou cantos com nichos com objetivo de Escape Space, que pode ser instalada em um canto tranquilo da varanda ou no quarto da criança e pode ser um refugio para a criança se organizar, ir para eventualmente se isolar de tudo para assim descansar alguns minutos do intenso convívio social. Nela pode conter livros, almofadas e alguns brinquedos sensoriais, ser um local mais escuro e privado ou adaptar com alguma iluminação caso a criança tenha medo de escuro. A Criação de mini ambientes aconchegantes ajudam a criança a se sentir segura.

Os espaços devem ser projetados para cada caso individualmente e o local deve acomodar cada característica única auxiliando a criança com TEA construir uma tolerância aos estímulos ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *