Sempre que possível, indicamos a setorização dos espaços para que o ambiente tenha um uso bem definido para a percepção da criança. Por exemplo, separar os ambientes de brincadeira e atividade do quarto de dormir, pois este deve ter efeito calmante, de relaxamento. Pensando na autonomia da criança, projetamos armários compatíveis com a altura dela para que os brinquedos e atividades fiquem de fácil acesso, promovendo a independência na escolha da brincadeira. Através de cores ou imagens é possível separar os objetos dentro de caixas. Com os brinquedos organizados, guardados em caixas e/ou estantes com portas, favorecemos o planejamento e execução de metas e ações, que pode envolver ações independentes e/ou auxiliar no desenvolvimento da comunicação verbal e não verbal e, especialmente, social. Quando a criança solicita, também podemos trabalhar o contato visual e a atenção compartilhada.
O que não pode faltar no Ambiente de Atividades:
- Mesa de atividades na medida adequada da criança;
- Lousa ou Rolo de papel para pintura;
- A Piscina de bolinhas é muito usado na integração sensorial;
- Estante para livros e cadernos de fácil acesso para a criança;
- Cama elástica ajuda na resistência óssea, melhora o equilíbrio e a consciência cenestésica.
Inserir estes este itens de forma lúdica e funcional que, além de serem objetos decorativos na composição do ambiente, podem criar um cenário e estimular a imaginação. O objetivo é oferecer estímulos de forma controlada para otimizar a organização das sensações do próprio corpo e do ambiente, permitir a organização do comportamento e o uso eficiente do corpo nas ações e atividades do dia-a-dia.





