4 Dicas Para Ajudar Na Organização Do Quarto Do Seu Filho

Muitos estímulos visuais no mesmo ambiente podem gerar uma desordem e estresse para criança com autismo. Além de que um ambiente setorizado ajuda a orientação quanto aos seus usos e rotina diária.

Vamos tentar?

  1. O uso de caixas transparentes para armazenamentos de objetos pode facilitar na identificação rápida ou uso de cesto coloridos abertos para visualização do material interno.
  2. A identificação também pode ser feito através de cores. Por exemplo, livros em caixas vermelhas, brinquedos em caixas azuis criando assim uma legenda de fácil assimilação.
  3. Importante a setorização dos objetos por categoria e não a mistura deles, isso garante que tudo tenha o seu lugar correto.
  4. Este armazenamento pode ser feito em um armário com portas e identificação de etiquetas coloridas ou através de caixotes de madeira móveis (com rodinhas) criando mais mobilidade para criança levar os objetos para executar a atividade em outros ambientes da casa.

O objetivo é criar uma legenda clara e que pode ser desenvolvida junto com a criança. Por exemplo, peça ao seu filho para escolher uma cor para representar os livros, ou peça para ele fazer um desenho. Este pode ser usado como etiqueta da caixa. Isso vai motiva-lo a se envolver no processo de organização e colocar os objetos de volta nos locais destinados.

img4
img2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *